A indústria automóvel sabe para onde caminha e a electricidade vai, mais década menos década, tirar lugar aos combustíveis fósseis. Há já grandes evoluções nessa área.
Hoje mostramos um autocarro movido a electricidade que está preparado para substituir os tradicionais autocarros a diesel que circulam nas nossas estradas.
O foco, actualmente, centra-se no desenvolvimento de veículos mais pequenos, citadinos ou automóveis familiares, que podem beneficiar com o novo hype da tecnologia automóvel. A par disso, não está de todo esquecida a aplicação deste novo meio de alimentação também nos veículos de grande porte, mais concretamente nos autocarros.
As cidades, mais concretamente o poder local, têm travado uma dura batalha para diminuir as emissões de gases poluentes. Políticas como as que já vemos nas grandes cidades, como Londres, Paris ou Lisboa, onde os automóveis mais antigos ficam proibidos de circular, são alguns dos esforços para limpar o ar que se respira. Mas o problema ainda está longe de ficar resolvido e há também nos transportes colectivos uma atenção cada vez maior.
A marca Proterra, desenhou um autocarro capaz de percorrer com uma só carga nas baterias mais do que os actuais autocarros a diesel conseguem percorrer. Este autocarro fez 415 kms apenas com uma carga, o que só por si é um recorde ambicioso e abre uma grande janela de oportunidades.
A estrutura do veículo foi fabricada em fibra de vidro e fibra de carbono ultraleve, e a bateria ocupa muito pouco espaço. Demora uma noite até as baterias estarem com a carga total, mas está a ser pensado que sempre que o autocarro pare, paragens de descanso em grandes viagens, este possa carregar um pouco as baterias mas sem qualquer fio ligado.
Não havendo ainda uma data definida, a empresa prevê que dentro de poucos anos comecem a ser fabricados e a entrar no mercado, retirando das estradas os tradicionais e poluentes autocarros a diesel.