24 Horas de Karting

O grupoKapa ficou em 15ºlugar.

(ver programa)(resultados) (notícia Defesa Espinho)

Photo by: www.flickr.com/photos/nunorocha
Photo by: www.flickr.com/photos/nunorocha Photo by: www.flickr.com/photos/nunorocha


Rerirado Gaiglobal

Desfrutando do espectáculo, milhares de pessoas animaram o centro da cidade de Gaia

A equipa Liztrez/Pladur foi a grande vencedora da I Edição das 24 Horas de Karting de Gaia, que este fim-de-semana se realizou no centro da cidade. Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelas equipas "Confeitaria Vila Nova de Gaia/LitoGaia"(2º lugar) e "Silvil Construção/Inkart 4x4"(3ºlugar). Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal, também fez questão de "acelerar", tendo a sua equipa ficado classificada no 19º lugar.

A prova contou com a presença de 300 pilotos, em representação de 26 equipas, num percurso citadino de 830 metros. Algumas das equipas integraram figuras públicas ligadas ao desporto automóvel nacional, à comunicação social, ao espectáculo e à política.

Apesar da chuva, milhares de pessoas marcaram presença neste acontecimento, emprestando grande animação ao centro da cidade, com especial incidência na Avenida da República.

Segundo Marco António Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal, a grande vitória deste evento reside "na participação maciça da população. É uma enorme festa que traz alegria ao concelho, patente nos milhares de pessoas que assistiram à prova".

As 24 Horas de Karting de Gaia foram organizadas pelo Município de Gaia, Objectivo 24 e Kartódromo de Oiã. À margem do evento, decorreram espectáculos de acrobacia automóvel, sessões de autógrafos e uma apresentação pública da Escola Nacional de Karting de Baltar, entre outras actividades.

O espectáculo automóvel prossegue nos próximos dias 13 e 14 de Junho, com a realização, na zona ribeirinha da Afurada, do "Gaia Racing Show", prova que contará com a presença de figuras do mundo automóvel, em competição num mini-circuito.



Retirado JN

Centenas na avenida para ver os karts

Ontem

CARLA SOFIA LUZ

Cerca de 300 pilotos participam nas 24 horas de karting de Vila Nova de Gaia, na Avenida da República.

Os seis anos de João saltavam de entusiasmo na borda do passeio. O pai garante que os motores são paixão de família e ver pilotos de "carne e osso" a correr a poucos passos de casa era oportunidade que não podiam desperdiçar.

Pai e filho não garantem presença nas 24 horas da prova de karting em Gaia. É certo, porém, que regressarão à Avenida da República para ver quem ganha. Também Paulo Belo trouxe, ontem à tarde, o filho que, colado à rede, não tirou os olhos do circuito, embora faltasse mais de uma hora para o início da prova. "Vim mais por causa do meu filho. Não é que ele goste muito de carros, mas é um evento fora do vulgar. Serve para esquecer os problemas que todos os portugueses têm estado a passar", atenta.

E foram muito os portugueses que acorreram à avenida. No momento em que os mecânicos procediam à afinação das viaturas, já centenas de pessoas se debruçavam sobre os fardos de palha alinhados ao longo do circuito. Munidos de câmaras de filmar ou de telemóveis. "As pessoas nem sabem como é difícil fazer isto", comentavam entre amigos perante as acrobacias de Paulo Martinho numa moto 4. Transbordaram aplausos para o piloto com a tarefa de aquecer o público debaixo de aguaceiros "que iam e vinham", minutos antes da entrada dos verdadeiros protagonistas.

Nas passagens superiores para peões sobre o circuito, o corrupio era constante. "Gosto muito de desportos motorizados. Já tenho ido a kartódromos ver corridas, mas nunca assim numa avenida", atenta Alexandre Cardoso.

Pouco depois entraram em cena os 300 pilotos. Entre eles, estavam os 10 amigos da equipa Fit Form (o ginásio que o grupo frequenta em Gaia). "Já temos participado, individualmente, em corridas de karts. Resolvemos aproveitar esta oportunidade para juntarmo-nos todos. Vai ser a primeira vez em circuito urbano", conta Filipe Ferreira. Os dez pilotos, entre 30 e 50 anos de idade, dizem-se prontos para tudo. Descansar? Só hoje à tarde depois da corrida acabar. "Trouxemos sacos-cama, mas decidimos que não vamos dormir", acrescenta, sublinhando, entre os amigos, que não pensa em subir ao pódio. "O nosso objectivo é não estragar o kart e chegar até ao fim". Um cenário difícil para as 26 equipas. O asfalto molhado pela chuva gerou deslizes e repetiu-se o agitar das bandeiras amarelas. Foram muitas as vezes em que os pilotos tiveram de pôr o pé no travão e seguir ordeiramente o safety kart.