Baterias

BATERIAS DE CHÚMBO ÁCIDO ou GEL
• tem taxa de auto descarga de 5-10%,
• não necessitando do processo "trickle charge"
• não tem efeito memória
• não devem ser carregadas além de 14,7v
• não devem ser descarregadas abaixo de 10,8v
• não devem ser guardadas sem carga
• taxa de carga: lenta c/10, e rápida c/3
• taxa de descarga: lenta c/20, rápida c/5

AMACIAMENTO
Toda bateria precisa de um período de amaciamento, ou seja, carga-descarga, descarga-carga, só assim atingem sua capacidade total e ficam prontas para o uso, este processo deve ser feito também para baterias que ficaram por tempo guardadas e estão "adormecidas", essa taxa deve ser de 0,1c(10%)

Tipos, Aplicação e Construção
As baterias chumbo-ácidas podem ser divididas em auto-motivas e de ciclo profundo. As auto motivas são utilizadas para dar partida em motores a explosão; as de ciclo profundo são usadas principalmente para armazenamento de energia solar, alimentação de veículos industriais eléctricos e aplicações chamadas “estacionárias” (iluminação de emergência, “No Breaks” para computadores, centrais telefônicas, etc.).

Quanto à construção, baterias chumbo-ácidas podem ser de electrólito líquido ou de electrólito de gel. As baterias de electrólito líquido podem ser do tipo standard (com acesso ao electrólito para medições e adição de água) ou de baixa manutenção, nas quais não existe acesso ao electrólito.

Nas baterias de gel o electrólito é tornado uma espécie de gelatina pela adição de sílica e todas elas são seladas. Baterias auto-motivas são projectadas para fornecer uma grande corrente em um pequeno intervalo de tempo (tipicamente 200 a 400 Ampères em 5 a 15 segundos) típica da partida de motores.

Em compensação, não aceitam ser descarregadas mais que 10% de sua capacidade nominal. Baterias de Ciclo Profundo são projectadas para fornecer uma pequena corrente por um longo período de tempo com uma tensão relativamente estável.

Podem ser descarregadas de 50% até 60% de sua capacidade nominal.

Como eu sei o estado de carga de minha bateria?

Uma bateria é considerada 100% carregada quando apresentar uma tensão de 2,10V por célula (12,6 V para 6 elementos) e completamente descarregada quando apresentar 1,75V por célula (10,5V para 6 elementos), medidas estas efectuadas sob carga nominal.

O melhor processo indirecto para se saber o estado de carga de uma bateria é através da medição da densidade do electrólito feita através de um densímetro, encontrado nas boas casas do ramo. São medidas as densidades nos seis vasos e tirada uma média, com a qual se consulta a tabela abaixo. Para baterias de baixa manutenção, deve se fazer uma estimativa do estado de carga através da tensão da bateria, que deve ser medida por meio de um voltímetro digital com precisão melhor que 5% (qualquer loja de electrónica possui tais aparelhos a partir de R$ 20,00). As medições podem ser feitas “em aberto”, com toda a carga desligada

Até onde posso descarregar minha bateria de Ciclo Profundo?

Esta informação consta do manual do fabricante. Se você tem dúvidas de quanto a sua bateria pode se descarregada, use 50% que sempre é um valor seguro. O gráfico abaixo ilustra a quantidade média de ciclos de carga/descarga que uma conhecida bateria estacionária brasileira pode fornecer em função da profundidade (percentual) de descarga. Percebe-se que para 50% de descarga espera-se uma vida útil de cerca de 500 ciclos enquanto que para 80% a vida útil esperada cai para 200 ciclos.

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